Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08 às 18h | Sábado das 08 às 12h

Quero Agendar

Blog

Você sente dor nas costas?

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns da população brasileira. Este sintoma é tão presente na vida das pessoas, que estima-se que todas as pessoas terão pelo menos um episódio de dor nas costas na vida. Esta dor pode se manifestar de várias formas, leve ou intensa, rápida ou constante.

Como dito inicialmente, a estimativa é que todas as pessoas tenham ao menos uma crise de dor nas costas durante a vida, mas alguns fatores podem contribuir para que essas crises se tornem mais frequentes e intensas, são eles: idade, falta de atividades físicas, excesso de peso, fumar, levantamento inadequado de peso e fatores psicológicos.

A dor nas costas possuem várias causas, podendo se manifestar na região lombar, torácica e cervical.

Dor nas laterais das costas

As dores nessas regiões podem ser originadas de hérnias, artroses ou muscular. Quando as dores são agudas, ou seja, dores que surgem repentinamente e tem sua duração limitada, o tratamento pode ser feito somente com anti-inflamatórios. Quando as dores são crônicas, ou seja, dores persistentes que duram por um período prolongado como semana ou anos, além da medicação, a pratica de exercícios como pilates, fisioterapia ou RPG auxiliam no tratamento. Em casos mais graves pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

Dor nas costas ao respirar

Quando a dor nas costas surge ao respirar, existe uma grande probabilidade da causa ser muscular, essas dores também podem estar associadas a crises de stress, ansiedade ou angústia. Em casos agudos, o uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares geram melhoras no quadro, mas em casos crônicos é necessário uma avaliação e acompanhamento psicológico.

Dor nas costas que atinge as pernas

As dores nas costas que irradiam ou como popularmente é dito “descem” para as pernas tem como principal causa as hérnias discais. A dor é gerada devido a compressão do nervo ou medula. A forma mais comum dessa dor é a compressão do nervo ciático, quando a dor irradia para o posterior da coxa. Durante o estágio agudo da dor é feito o tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios, para amenizar os sintomas é indicado seções de fisioterapia e RPG que auxiliam na prevenção de futuras crises.

 

Vimos que a dor nas costas podem ter várias causas, inclusive o estresse, ansiedade e angústia, sentimentos bem presentes nesse período de pandemia. Se esse for o seu caso, respire fundo, busque se distrair e acredite, tudo vai passar.

Se sua dor é persistente ou se enquadra nas situações que falamos, estamos aqui para te ajudar, agende uma avaliação.

 

 

Agendar uma consulta

Últimos Posts

© 2021 - INTOR - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: José Adson - CRM: 14505